Internacionalização

Esta é uma importante diretriz determinada pela  Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e que, portanto, deve ser adotada por todas as suas unidades.

Por isso, nesse segmento, a Pós-Graduação da EEL/USP busca seguir as orientações da PRPG, valorizando especialmente o fomento/ manutenção de acordos bilaterais, em que se desenvolvem projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros e que favorecem a mobilidade de alunos e docentes. Tais ações visam:

• auxiliar a inserção da instituição em redes internacionais de pesquisa;
  • subsidiar a obtenção de financiamento estrangeiro para pesquisas;
  • promover melhoria qualitativa das pesquisas;
  • apoiar a obtenção de duplo-diploma para mestrandos e doutorandos;
  • atrair estudantes de outros países (com fontes particulares de custeio ou subsidiados pelo setor público ou privado do país de origem).

Em toda a USP, agências de fomento como FAPESP, CAPES e CNPq financiam programas dessa natureza, sendo a oficialização das parcerias na USP efetuada por meio de convênios acadêmicos, nacionais e internacionais.

Programas de Bolsas de Mestrado e Doutorado para países de língua portuguesa, África, América Latina e Caribe, no âmbito do programa PEC-PG – Programa de Estudante Convênio da Pós-Graduação, também fazem parte do sistema de Cooperação Internacional que a USP mantém com países estrangeiros.